quarta-feira, 30 de novembro de 2011

História - balanço das entrevistas segundo os alunos e alunas.

Foram feitas quatro entrevistas ao total. Nada melhor que os próprios estudantes escrevessem aquilo que acharam sobre esse "projeto". Coloquei quatro perguntas no quadro. Como as respostas eram pessoais demais, omiti o nome dos alunos, deixando apenas o que escreveram (sem correções ortográficas ou gramaticais).

1 - Descreva como você se sentiu entrevistando Roseli, Da Mata, Dinho e Dalva.
Respostas dos estudantes: "Eu me senti no lugar deles. Cada palavra que eles falavam imaginava e me sentia na própria vida deles." "Eu me senti bem entrevistando o Da Mata. Foi só a entrevista do Da Mata que presenciei porque no resto das entrevistas eu não vim." "Roseli foi a primeira entrevista, com ela foi mais fácil de perguntar. Da Mata: foi engraçado, sem sentimento. Dinho: ele se emocionou"

2 - Você acha importante saber a história de pessoas comuns? Por quê?
Respostas dos estudantes:"Eu não acho bom saber a história de uma pessoa porque as vezes a gente não se sente a vontade." "Eu acho importante saber sim, porque tudo era muito diferente do que é hoje. E é legal saber o que acontecia e comparar com hoje." "Porque as grandes pessoas podem contar mentiras. As pessoas comuns são a maioria honestas"

3- A história dessas pessoas influenciou no seu conhecimento sobre a vida? Sobre a escola? Sobre você?
Respostas dos estudantes: "Acho que sim porque é importante saber o passado da escola e um pouco da vida das pessoas que estão ao redor das pessoas." "Sim! Porque eu estudo aqui há anos e não sabia nada sobre a escola. E com essa entrevista passei a saber um pouquinho mais sobre a escola antigamente." "Não me influenciou em nada essas perguntas, sei lá, mais não tive influência"

4- O que você aprendeu com esse projeto? Qual a relação da violência nos dias de hoje?
Relacione as pesquisas da internet, entrevistas e sua opinião sobre a violência nas escolas.
Respostas dos estudantes: "Eu aprendi que a violência da época dos entrevistados era com arma branca e agora não. Se tu for brigar com uma pessoa ela pode ter matar com um tiro e etc." "É que antigamente tinha mais violência do que hoje em dia. E tá ficando cada vez pior a violência, hoje em dia com todas as pessoas." "Hoje em dia tem mais violência do que antigamente, mais com o fácil acesso de armas hoje em dia mudou. Então tem aquela coisa: eu não mexo com ele quando ele tem arma"

Estudantes por ordem alfabética: Alex, Karolayne e Matheus

Aula ministrada dia 09/11/11

Beijocas, beijoquinhas, beijocões - professora Gisele - História

Nenhum comentário:

Postar um comentário